Diferença entre Pranic Healing (Cura Prânica), Reiki e outras terapias

Essa é uma dúvida de muita gente! Então vamos postar aqui pra vocês um texto super bem escrito que esclarece esse ponto. Ele foi extraído do  livro “Suas Mãos Podem Curá-lo”, de Mestre Stephen Co e Dr. Eric Robbins, ed. Pensamento, pp. 29-30.

A Cura Prânica é uma forma de medicina energética e de tratamento específico mais abrangente do que os dois outros sistemas contemporâneos, o Reiki e o Toque Terapêutico; também é mais simples de aprender e mais fácil de aplicar do que os sistemas chineses antigos e formais de acupuntura e do chi kung. Além disso, a Cura Prânica inclui ensinamentos raramente encontrados em outros sistemas de medicina energética, como o uso detalhado de pranas coloridos e a prática da higiene energética.

Como o Reiki e o Toque Terapêutico, a Cura Prânica ensina os praticantes a sentir e detectar perturbações na aura. Mas a versão da Cura Prânica dessa técnica tátil, chamada de exploração, é mais explícita e precisa. Por exemplo, a Cura Prânica ensina vários exercícios simples que ajudam os alunos a abrir e sensibilizar os chakras, ou centros de força, localizados nas palmas das mãos. Isso capacita o praticante prânico a detectar tanto a congestão, um bloqueio energético, como a depleção, uma deficiência energética, enquanto ele desloca as mãos sobre o corpo do paciente. A Cura Prânica também inclui duas outras técnicas de imposição das mãos: a varredura, que consiste em retirar manualmente a congestão ou energia suja, e a energização, que é aumentar a energia de áreas com insuficiência prânica. O Reiki não tem uma técnica de varredura como essa, enquanto o “desenrugamento” (ou alisamento) do Toque Terapêutico é semelhante, mas não tão eficaz quanto a varredura. O alisamento se assemelha com o que na Cura Prânica se chama varredura distributiva, ou o uso das mãos para mover suavemente a energia de uma região para a outra. Mas a varredura da Cura Prânica propicia uma remoção mais focalizada e completa da congestão energética, principalmente porque os agentes de cura prânicos podem usar vários movimentos das mãos durante a varredura, dependendo da localização e da “teimosia” do bloqueio energético. 

A energização é muito mais detalhada na Cura Prânica do que no Reiki ou no Toque Terapêutico, embora seja simples de aprender. Tanto os praticantes de Reiki como os do Toque Terapêutico canalizam energia para o corpo do paciente e há um certo direcionamento básico da energia para áreas onde o paciente sente desconforto ou onde o praticante sente que há um distúrbio energético. Entretanto, na Cura Prânica, para cada problema de saúde específico há uma sequência para limpar e energizar partes específicas do corpo e chakras específicos, de modo que o prana é utilizado de forma a maximizar o efeito curativo.

Embora se baseie em alguns princípios que fundamentam a acupuntura e o chi kung, a Cura Prânica é mais fácil de aprender e usar. Como na acupuntura, a Cura Prânica trabalha com os meridianos mas, diferentemente dela, concentra-se apenas nos meridianos maiores, ao longo dos quais se distribuem os chakras principais. Centenas de outros pequenos meridianos se entrecruzam no corpo, mas realizando um trabalho de energia focalizada nos meridianos maiores, que alimentam os outros, os agentes de cura prânicos podem conseguir resultados mais eficazes num tempo muito menor. E, naturalmente, os agentes de cura prânicos, deferentemente dos acupunturistas, não precisam estudar durante anos para aprender a localização e o caminho dos meridianos menores e dos órgãos ou partes do corpo a que fornecem energia.

Há muitas escolas de chi kung e, portanto, muitas técnicas de cura chi kung. As rotinas dessa modalidade, ou séries de exercícios físicos e respiratórios, foram desenvolvidas por monges chineses há muitos séculos para suplementar seu desenvolvimento espiritual e treinamento nas artes marciais e também para facilitar a sua cura física. As principais diferenças entre o chi kung e a Cura Prânica estão em suas filosofias de geração de energia e no tempo necessário para adquirir experiência prática. O chi kung baseia-se na geração interna de energia; significa que os estudantes aprendem técnicas que os ajudam a criar e armazenar energia dentro do corpo. Eles então podem servir-se desse acréscimo para meditação, desenvolvimento espiritual, luta e cura. A Cura Prânica, por sua vez, é um sistema de geração externa. Os alunos aprendem técnicas vigorosas que os capacitam a absorver energia de fontes externas ao corpo e a projetá-la em áreas deficientes, com fins curativos. Assim, os agentes de cura prânicos não precisam se preocupar com a possibilidade de sua bateria “descarregar”. Eles também não precisam passar anos aprendendo e praticando exercícios físicos e padrões respiratórios complexos para acumular o nível de energia interna necessário para curar efetivamente.

E, por fim, ausentes em quase todos os outros sistemas de medicina energética, temos duas pedras angulares da Cura Prânica: o uso metódico de pranas coloridos, que focalizam e aceleram muito o processo de cura, e a higiene energética, ou regras e práticas aplicadas e realizadas para evitar a contaminação energética e para manter o reservatório de energia pessoal do praticante limpo e cheio. 

Anterior
Anterior

Dores na coluna: uma perspectiva energética

Próximo
Próximo

Continue cuidando da sua energia.