Qual a diferença entre o Pranic Healing (Cura Prânica) e a Acupuntura?

“Na Medicina Chinesa antiga, há cinco níveis de habilidades de cura. O primeiro é o terapeuta que usa suas mãos para massagear. Isso também é chamado de acupressura, sendo o primeiro nível. No segundo nível, o curador médico utiliza ervas e, algumas vezes, produtos animais e minerais para curar o paciente. No terceiro nível, o terapeuta emprega acupuntura e moxabustão. No quarto nível, o terapeuta pratica acupuntura com a projeção de energia chi dentro das agulhas, meridianos e órgãos internos. Este é um nível mais alto de habilidade de cura, que exigia anos adicionais de treinamento e prática na China antiga. O quinto nível requer a mais alta habilidade de cura, que é projetar energia chi sem o uso de agulhas ou contato físico. A energia chi é projetada de perto ou a distância, por exemplo, de um continente para outro. Na China e na Índia antigas, a técnica de projetar energia chi perto ou a distância sem ficar exaurido tem sido um segredo cuidadosamente guardado.

A projeção de energia chi sem contato físico é chamada de Chi Kung Médico e divide-se em duas escolas: a Escola Interna e a Escola Externa. A Escola Interna de Chi Kung Médico é a mais popular. São necessários muitos anos de prática para desenvolver uma quantidade substancial de energia chi. O uso da própria energia chi interna para curar pacientes é cansativo e exaustivo, e é por isso que Isso faz com que os médicos chineses só tenham permissão para curar dois ou três pacientes por dia usando este método.

A Escola Externa de Chi Kung Médico é a menos popular e é quase desconhecida do público. Esta escola utiliza a energia chi do ar e da terra, direcionando-a para o paciente para curá-lo. A Escola Externa de Chi Kung Médico é superior à Escola Interna. O uso de Chi Kung Médico Externo não é exaustivo nem cansativo para o praticante. Um bom Mestre de Chi Kung Médico Externo pode curar de 20 a 30 pacientes por dia.

De acordo com Mestre Choa Kok Sui, a Escola Interna de Chi Kung Médico e a Escola Externa de Chi Kung Médico são, na verdade, dois lados da mesma moeda. Para se tornar um bom terapeuta utilizando o chi externo, é necessário ter uma certa quantidade de poder interno, o que, felizmente, a maioria das pessoas possui. Quanto maior o poder de chi interno, maior a capacidade de absorver e projetar energia chi para o paciente. O poder do chi interno pode ser desenvolvido através da meditação. A ativação do chakra da coroa ou bai hui (ponto de encontro para 100 caminhos) é muito importante. Por isso, é altamente recomendada a prática da Meditação dos Corações Gêmeos, já que este é um dos modos mais rápidos de ativar o chakra da coroa. Bai hui é o ponto de entrada da energia espiritual ou tian chi (energia do céu). Sem tian chi ou energia espiritual, não é possível desenvolver um chi interno forte. Portanto, é altamente recomendada a prática regular da Meditação dos Corações Gêmeos.

A prática de exercícios físicos do yoga e exercícios respiratórios também é muito útil, pois eles aumentarão o poder de cura. Para se tornar ainda mais poderoso, é aconselhável praticar a Yoga Arhática ou outras meditações superiores.

O Chi Kung Médico Externo ensinado por Mestre Choa Kok Sui é muito revolucionário. É fácil de aprender e praticar. Ele também utiliza os pontos de acupuntura, mas não os pontos comuns da acupuntura. São usados 11 pontos principais da acupuntura chamados ta xue lun (ta é traduzido como "grande"; xue como "ponto de acupuntura"; e lun "roda que gira"). Também usa pontos semi-principais de acupuntura chamados xiao xue lun (xiao é traduzido como "pequeno").

Como os estudantes de Chi Kung Médico Externo não precisam aprender centenas de pontos de acupuntura, mas apenas alguns pontos principais e semi-principais, o aprendizado é mais rápido e mais fácil.

Em tempos antigos, houve grandes trocas científicas e culturais entre a China e a Índia. Na Índia, o Chi Kung Médico Externo é agora chamado de Pranic Healing ou Cura Prânica. Os pontos principais de acupuntura são chamados de chakras, e os pontos semi-principais são chamados de chakras menores. Mestre Choa Kok Sui tem ensinado a Escola de Cura do Chi Kung Médico Externo para o Ocidente e outras partes do mundo sob o nome de Pranic Healing ou Cura Prânica. A Cura Prânica, em sua forma atual, tem sido rigorosa, sistemática e cientificamente ensinada, revelada e desenvolvida globalmente por Mestre Choa Kok Sui. Centenas de milhares de estudantes têm aprendido a realizar a terapia prânica, e milhões de pacientes têm sido curados ou aliviados.

Há algum grau de controvérsia quanto a haver sete chakras ou mais. Alguns livros antigos indianos mencionam sete chakras. Alguns autores modernos também têm escrito sobre sete chakras. Maestre Choa Kok Sui tem ensinado que há onze chakras principais. O que é o correto? Na verdade, ambos estão corretos, porque nesses livros antigos nunca se mencionou que há apenas sete chakras. A palavra-chave é apenas. O problema é que os estudantes ou leitores presumem que há apenas sete chakras. Esta é uma dedução sem qualquer base.

No Bhagavad Gita, o Senhor Krishna menciona uma cidade com 9 portões. Eles correspondem ao sistema de 9 chakras. Os Upanishads mencionam uma cidade com 11 portões. Eles correspondem ao sistema de 11 chakras. O sistema cabalístico possui 10 centros de energia, além de um centro oculto: um total de 11. O aluno precisa se lembrar de que a verdade é dinâmica, não estática. Essa é a base por trás do progresso. É necessário estar preparado para descartar uma verdade inferior em prol de uma verdade superior.

O Pranic Healing ou Cura Prânica é dividido em diferentes níveis. No primeiro nível, os estudantes são ensinados a absorver prana do ar, ou energia chi, e como projetá-la para os pacientes. Eles também aprendem como tornar suas mãos sensíveis e como explorar ou sentir a energia do corpo do paciente. Aprendem como limpar, energizar e estabilizar a energia chi projetada, liberar a energia projetada e cortar o cordão de energia. Da mesma maneira, aprendem como tornar o paciente mais receptivo para acelerar o processo de cura. Outras lições incluem autocura, cura divina e cura à distância, especialmente como projetar energia chi a uma grande distância.

No nível dois, os alunos aprendem como usar diferentes pranas e energias chi coloridas para limpar e energizar pacientes. Esta técnica é muito mais poderosa.

No nível três, os estudantes aprendem como usar pranas ou energias chi coloridas em distúrbios psicológicos. O tratamento de problemas psicológicos requer mais tempo, esforço e maior habilidade.

No nível quatro, os estudantes são ensinados a usar cristais para focar energia chi ou energia prânica nos pacientes.

Outros níveis mais altos de Pranic Healing não são ensinados ao público, mas apenas para os estudantes mais avançados e próximos ao autor.

O Pranic Healing é simples, fácil de aprender e muito eficiente. Ele tem se expandido pelo mundo: Estados Unidos, Canadá, América Central e do Sul, Ásia, Europa Ocidental e Oriental, como Alemanha, Itália, Suíça, Rússia, e para outros países. Há 11 fundações de Pranic Healing na Índia.

Que o Pranic Healing possa abrir sua mente para o mundo da energia sutil. Que o Pranic Healing se espalhe por todo o mundo e ajude a aliviar os sofrimentos da humanidade. Que assim seja!”

**Essa é a introdução do livro “A Ciência da Prânica", de Mestre Choa Kok Sui.

Próximo
Próximo

A minha história com um Mestre Espiritual no século XXI